Sabe como criar valor para a sua organização através da gestão estratégica? Rui Pedro Duarte, CEO da YellowScire, apresenta-nos a sua visão.

Gestão estratégica

A dinâmica dos negócios está num processo de transformação fundamental, os mercados financeiros  e não financeiros estão a modificar a forma como se valoriza o potencial das organizações. Para  responder a esta mudança, é essencial dispor de uma solução de gestão estratégica e orientar a  organização aos novos focos de gestão. 

As organizações devem promover uma visão corporativa a todos os níveis, dotando os responsáveis  das diferentes áreas com a informação vital que necessitam para alinhar as suas direções e as suas  unidades de negócio à estratégia da organização. O Balanced Scorecard suporta a melhor e a mais  inovadora metodologia para a implementação efetiva da estratégia nas organizações. 

Implementação da metodologia Balanced Scorecard (BSC)

A insuficiência de informação traduzida por indicadores financeiros abriu caminho ao aparecimento de  novos sistemas de avaliação de desempenho, nomeadamente de indicadores não financeiros que  conjuntamente com os indicadores financeiros permitem uma leitura mais abrangente da conjuntura  das organizações, essencial para a sua performance no mercado. 

Robert S. Kaplan e David Norton deram um grande passo ao apresentarem o Balanced Scorecard (BSC)  uma vez que esta metodologia permite às organizações monitorizar e acompanhar o desempenho estratégico e operacional de uma forma simples e eficaz, traduzindo-se numa visão global mais completa da realidade e do desempenho que as organizações estão a atravessar.

O que é o Balanced Scorecard

1. A estratégia é importante na sua organização?

2. Há valor em comunicar a estratégia a toda a organização? 

3. Quer os seus colaboradores motivados e preparados para a execução da estratégia? 

Se respondeu afirmativamente a estas questões, então a sua organização vai beneficiar com a  implementação da metodologia de Balanced Scorecard. Alguns artigos publicados por Robert Kaplan e  por David Norton na Harvard Business Review, mencionam que o Balanced Scorecard é um conceito de  gestão de negócio que transforma dados financeiros e não-financeiros num mapa estratégico detalhado que ajuda a analisar o desempenho das organizações através de objetivos de médio e longo prazo.

A grande maioria das organizações não traduz a estratégia em ações. Esta é a conclusão de um estudo  efetuado por Renaissance Solutions na associação com Robert Kaplan da Harvard Business School. 

A opinião de alguns especialistas é que a compreensão efetiva da estratégia da organização orientada  para a ação pode significativamente influenciar o seu sucesso, em cerca de 90% das organizações  estudadas. Entretanto, no mesmo estudo, menos de 60% dos diretores e menos de 10% do total da  organização acreditam que tiveram uma compreensão desobstruída da sua estratégia. Menos de 30% dos diretores que implementaram a estratégia da sua organização acreditaram que tinha sido executada eficazmente.

Quais os benefícios do BSC

Atualmente, os líderes das grandes organizações utilizam o Balanced Scorecard para acompanhar, controlar e medir o seu desempenho estratégico e operacional. O Balanced Scorecard é uma solução  que fornece uma panóplia de benefícios chave para as organizações, tais como:

› ALINHAMENTO DA ESTRATÉGIA COM OS OBJETIVOS CHAVE DO NEGÓCIO A TODOS OS NÍVEIS DA ORGANIZAÇÃO

Mais de 90% das organizações não alinham eficazmente a sua estratégia transversalmente na sua organização. O resultado é uma organização que não está a operar com a sua máxima  eficiência, conduzindo a um desempenho mais modesto e à perda de oportunidades de negócio. Com o Balanced Scorecard a organização pode analisar cada unidade de negócio, podendo  controlar os indicadores chave e visualizar num plano global qual o impacto que tem ao nível do desempenho da organização.

› MAIS EFICIÊNCIA NA GESTÃO E NO CONTROLO DO NEGÓCIO

O Balanced Scorecard fornece uma visão estratégica das operações a todas as unidades de negócio, permitindo facilmente monitorizar e compreender como as organizações estão a progredir face ao planeado. Permite às organizações criar iniciativas chave para o desenvolvimento do negócio bem como atuar em áreas problemáticas ou acompanhar oportunidades de negócio. Desta forma, os diretores têm ao seu dispor uma solução que lhes permite com mais transparência efetuar uma gestão mais eficaz e consequentemente gerir melhor os recursos.


Departamento de comunicação